-
Arquitetos: Raiz Arquitetura
- Área: 1374 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Manuel Sá
-
Fabricantes: Atual Painéis, Bontempo e Crak &Cark, Construflama, Crissair, Dune, Elvi, Engas, Esquadralum, Estofados Italia, HS Aquecedores, Jatobá Pastilhas, MAC Mármores Granitos e Revestimentos, NeoBox, Neolith, Pasinato, Perflex, Phanda, Portinari, Riolax, Saccaro, +3
Descrição enviada pela equipe de projeto. São Paulo, 2020 – A casa de praia Jukro, localizada no Jardim Acapulco (Guarujá), foi constituída em dois pavimentos e construída em concreto armado no litoral de São Paulo. O projeto é assinado pelo escritório Raiz Arquitetura, dos arquitetos e sócios Alexandre Ferraz e Elias Souza, que têm em seu portfólio diversas casas de alto padrão no litoral e interior paulista.
A casa foi projetada sobre um programa de necessidades, onde as condicionantes foram manter a vista da mata atlântica no fundo do lote e a vista para Serra do Mar na frente da residência, solucionado no fundo com uma varanda de pé diretos duplo e, na frente, com um living de pé direito duplo envidraçado com brises externos por ser uma fachada oeste.
Para acomodar a família, foram definidas sete suites, uma máster e duas semi master, todas organizadas para dar privacidade, e mais salas de jantar, estar e lareira; ambientes de lazer como home theater, gourmet, piscina, sauna, fire place e um espaço zen com spa, além de áreas de esportes como academia, campo e vestiários.
A cozinha se desenvolve numa integração de interno e externo trazendo apoio ao espaço gourmet. Foi prevista uma entrada independente para a área de serviços e de banhistas, além de uma lavanderia com acesso vertical Independente ao roupeiro no pavimento superior. Priorizou-se o uso da iluminação natural em toda casa, através de um jardim interno e aberturas zenitais.
O paisagismo com vegetação nativa foi pensado para estar em harmonia com a Mata Atlântica e levá-la para dentro da casa – o projeto ganhou um jardim interno e uma cobertura verde nas áreas de ginástica. Esta paisagem no entorno do ambiente construído fez toda diferença. Os elementos naturais que são integrados na arquitetura ou projetados para compor o espaço traçaram um enorme diferencial na forma como se experiencia o espaço.